Partilhar Afeto

Serviço diferenciado que procura complementar a intervenção dos serviços existentes de apoio médico e social aos doentes e familiares, através de uma intervenção sistémica e multidisciplinar, visando o individuo no sentido de desenvolver estratégias de Coping, para saber lidar melhor com as situações (do próprio, do familiar ou de amigos).

Objetivo Geral:
serviço de acompanhamento multidisciplinar (Assistente Social; Psicoterapeuta; Arte terapeuta; Psicopedagogo; Educadores…) aos doentes oncológicos, seus familiares e amigos, inclusive, crianças/jovens no sentido de promover as suas competências emocionais e cognitivas, prevenindo situações de risco social, intervindo no sentido de proximidade à comunidade, em articulação com a rede social de suporte, no âmbito social, educacional e da saúde.



Partilhar Rumo

Pretende-se colaborar na implementação de um projeto de Prevenção, acerca do consumo de substâncias psicoativas. Com este projeto temos o objetivo de cooperar com a escola e com a família na construção da personalidade dos jovens de maneira a prevenir comportamentos de risco.



Partilhar faz bem

Indo ao encontro do preconizado nos estatutos da PARTILHAR VIDA, é intenção desenvolver o projeto/marca Partilhar Faz Bem. Este projeto/marca tem como objetivo criar uma plataforma comum com empresas socialmente responsáveis, através do desenvolvimento de iniciativas de responsabilidade social, para a captação de recursos materiais/humanos com o fito de apoiar instituições que todos os dias estão no terreno a ajudar a comunidade, no âmbito oncológico.



Atendimento psicossocial

Centro de atendimento/ encaminhamento - pretende-se que a PARTILHAR VIDA responda às situações de forma imediata, independentemente da idade e da problemática que origine a situação, assegurando o atendimento, o apoio psicossocial necessário e consequente encaminhamento da situação para as respostas mais adequadas. Serão realizados processos de acompanhamento psicossocial individual e familiar no âmbito das seguintes rubricas:

Apoio e acompanhamento Psicossocial em situação de doença do próprio ou do familiar ou amigo;
Apoio Psicossocial e sinalização nas situações de combate ao isolamento, nomeadamente, na terceira idade, em articulação com as Juntas de freguesia;
Apoio Psicossocial ao cuidador do doente oncológico;
Informação e encaminhamento da pessoa/família para instituições de apoio social públicas ou privadas (creches, escolas, hospitais, lares, centros de dia, serviços de apoio domiciliário);
Acompanhamento Psicossocial e familiar – visitas domiciliárias para melhor compreensão da realidade da pessoa/família, podendo a pessoa ou família ser intervencionada;

“Serviço de acompanhamento” no preenchimento e elucidação de requerimentos (pensões, abonos, subsídios) e obtenção de documentos de identificação, destinado a pessoas ou famílias em situação de carência e de doença.